Apoio:

Este projeto conta com apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, da Fundação Biblioteca Nacional e do Ministério da Cultura.

Realização: Leandro Silva | Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo | Núcleo de Biblioteca Comunitária

Programação



Evento de Lançamento do Projeto
 
Realizado de forma aberta, com o objetivo de dar visibilidade ao Projeto na comunidade e marcar seu início. Escolas, grupos, crianças, jovens, lideranças comunitárias e representantes do Poder Público serão convidados.


Oficina de Confecção de um Livro Artesanal
“Eu, Escritor”

Objetiva despertar nos participantes o hábito da escrita e o entendimento do livro como meio de livre expressão. Cada participante irá criar um livro ilustrado e artesanal, utilizando técnicas diversas de composição textual, desenho, pintura, colagens e modelagem. Os livros serão lançados e lidos pelos participantes para a comunidade numa cerimônia de encerramento da Oficina.


Roda de Leitura com convidados

Escritores infanto-juvenis serão convidados a lerem suas obras e falarem de seus trabalhos na Biblioteca. A atividade propõe uma aproximação entre quem escreve, quem lê e com o espaço da biblioteca onde os livros são disponibilizados.


Oficina de Teatro de Animação (Bonecos, Máscaras e Objetos), transversal com Literatura

Através de um processo lúdico de criação de Bonecos, Máscaras e Objetos, os participantes são instigados a transportar histórias dos livros para um palco aberto.


Roda de Contação de histórias com participação de Mestres da Tradição Oral

Livros vivos da vida da comunidade, Mestres da Tradição Oral serão convidados a contar suas histórias de vidas, fantasias e vivências. Já os participantes, retomando a Oficina “Eu Escritor” serão desafiados a registrar estas histórias em um novo livro artesanal, com textos, colagens, desenhos e pinturas.


Desafio do Conto
“Quem conta um conto, aumenta um ponto”

Com a instigação de animadores, tudo começa com a leitura de um livro e através de uma roda de contação de histórias, o enredo ganha rumos inesperados, contextualizados com a realidade local e totalmente criativos e inovadores.


Mini Festival do Livro e Literatura na Comunidade

Para marcar o encerramento do Projeto, a realização do festival é a síntese de todo o projeto, com a biblioteca de portas abertas para a Comunidade do Cristal e invadindo a praça do bairro que fica logo em frente. Os participantes, escritores, contadores de histórias e mestres da Tradição Oral passarão um dia entregues a ler, contar e construir histórias com a comunidade na Casa do Cristal, onde a Biblioteca está situada e na Praça Alexandre Záchia, situada na frente da Biblioteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário